Você está aqui: Página Inicial > Micro e Pequena Empresa > Capacitação

Capacitação

por André Bravo Fraga publicado 19/12/2013 18h34, última modificação 05/08/2014 10h47

A qualificação empreendedora fez com que a capacitação com foco na gestão do negócio se tornasse a principal ferramenta para evitar ou diminuir a falência. Além disso, pode-se observar aumento da competitividade, ampliação da oferta, melhoraria da qualidade na prestação de serviços e aumento da participação das empresas em diferentes mercados. O diagnóstico de problemas é uma forma de minimizar riscos, compreender a empresa, melhorar o ambiente competitivo e conhecer as mudanças que impactam no desenvolvimento e sustentabilidade de seu negócio.

Atualmente, quando o assunto envolve a gestão ou a administração de um negócio, diversos produtos e serviços são disponibilizados por entidades públicas e privadas. São oferecidas capacitações gratuitas ou subsidiadas para as micro e pequenas empresas, com conteúdo presencial ou semipresencial, por meio do ensino a distância (EAD) ou outras soluções capazes de atingir diretamente o aprendizado desse público.

Com o intuito de exemplificar alguns dos instrumentos disponíveis às micro e pequenas empresas, separamos ações ou programas voltados à capacitação empresarial, disponibilizados por algumas entidades:

  • Sebrae: SEI, SEBRAEmais, Namedida, soluções especificas para o Produtor Rural e para alunos do Ensino Médio e Superior, além de outros em parcerias com diversas instituições.
  • Senac: Programa SenacMóvel, programa Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos, Programa Conexões Senac e Empreenda.
  • CNI: Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (PROCOMPI).
  • IEL: Programa Capacitação Empresarial, Programa Gestão Estratégica, Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (ICCAPE).
  • SENAI: Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira.
  • Instituto Empreender Endeavor: Programa Alma do Negócio – Endeavor a Distância, InovAtiva, além de outros em parcerias com instituições.
  • Instituto Gerdau: Programa Miniempresa, além de outros em parcerias com instituições.
  • Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Por meio da Incubadora de Empreendimentos, os Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) oferecem soluções para a gestão da qualidade, capacitação empresarial e promoção de oportunidades de negócios.
  • FNQ: Programa de Excelência da Gestão, além dos Prêmios MPE Brasil, Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios e Concurso Melhor Feira do Empreendedor.
  • Universidades e Centros de Pesquisa: Por meio de seus programas de extensionismo, incubadoras e cursos EAD e/ou presenciais, promovem capacitações com foco na gestão empresarial e empreendedorismo.
  • Fundações de Apoio: Apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
  • MEC: Pronatec Empreendedor, Cidade Empreendedora, entre outros.
  • MDIC: Telecentros de Informação e Negócios, Programa Brasil Empreendedor, entre outros.

 
O objetivo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa é gerar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades administrativas e técnicas, com o uso de ferramentas gerenciais, promovendo melhorias na gestão do negócio.

A iniciativa tem como objetivo consolidar serviços e produtos voltados à capacitação oferecida por parceiros e outras instituições apoiadoras, direcionado a aprendizagem intensiva e permanente em temas relacionados à gestão empresarial.

Por meio de uma autoavaliação, baseada em temas clássicos da administração com foco no perfil empreendedor, o empresário será capaz de conhecer suas fragilidades e, assim, gerar um plano de atividades para suprir suas necessidades na gestão do negócio. De maneira flexível e progressiva, as capacitações recomendadas poderão aumentar a produtividade e a lucratividade dos empreendimentos brasileiros.