Você está aqui: Página Inicial > Micro e Pequena Empresa > Certificação

Certificação

por André Bravo Fraga publicado 19/12/2013 18h34, última modificação 05/08/2014 10h26

É comum encontrarmos nas prateleiras dos supermercados ou nas lojas dos shopping centers produtos oriundos de todas as partes do mundo. Esse fato tem exigido dos empresários brasileiros grande empenho para que seus produtos sejam mais competitivos, reduzindo custos e, ao mesmo tempo, ganhando qualidade.

Para isso, várias são as alternativas, como, por exemplo, certificação de processos, selos de qualidade e certificação de produtos.

Certificação de processos

A certificação de qualidade ISO 9000 (ou outra série) é obtida através do reconhecimento por parte de uma entidade acreditadora, a qual atesta que a empresa atende todas as normas e padrões previstos para a obtenção da certificação.

Ao conseguir uma certificação internacional (padrão ISO, por exemplo), a empresa tem uma melhoria em seus processos, com possibilidade de redução de custos de produção e aumento de competitividade. Esses fatores fornecem visibilidade aos seus produtos, com aumento na qualidade final entregue ao consumidor, tornando o produto apto a ser negociado, inclusive internacionalmente.

Selos de qualidade

Com a evolução das exigências da sociedade, novas demandas apareceram. Para atender os segmentos produtivos que necessitavam de regulamentações mais explícitas que traduzissem com maior clareza as especificações de seus produtos, foram criados o selos de qualidade. O empresário que pretende aderir a um selo deve estar atento à entidade certificadora, para assegurar-se da qualidade do selo utilizado.

Certificação de produtos

Durante o ciclo produtivo, as empresas estão sujeitas às especificações legais e também às exigências de mercado. Portanto, a certificação deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade. Quando compulsória, a certificação de produtos é necessária para que a empresa possa continuar em funcionamento. Quando voluntária, agrega valor ao produto frente à concorrência.

No ambiente Empresa Simples, o microempreendedor encontrará informações e orientação para facilitar o acesso aos vários tipos de certificações de processos ou produtos para sua empresa, de acordo com sua atividade.