Você está aqui: Página Inicial > Micro e Pequena Empresa > Crédito

Crédito

por André Bravo Fraga publicado 19/12/2013 18h34, última modificação 05/08/2014 10h54

O Crédito é um grande impulsionador do crescimento e desenvolvimento das empresas e do País.

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam 99% estabelecimentos existentes na economia brasileira e necessitam de crédito para o desenvolvimento de suas atividades. O aumento do volume de crédito melhora consideravelmente o seu desempenho.

Existem linhas de crédito direcionadas para as MPEs nos bancos, cooperativas de crédito e agências de fomento. Elas podem ser direcionadas para investimento (aquisição de máquinas e equipamentos) ou para capital de giro:

Investimento: São operações, geralmente de longo prazo, que visam conceder crédito com o objetivo de financiar a implantação, expansão, relocalização ou modernização de empreendimentos. Além de permitir a reposição de máquinas, equipamentos e veículos, apoiando o incremento da produção e da produtividade e promovendo a geração de emprego e renda. 

Giro: São operações para sustentar o dia-a-dia da empresa, como compra de matéria-prima, pagamento de funcionários e adequação do fluxo de caixa entre outras necessidades. 

As MPEs enfrentam mais dificuldades em obter informações sobre o processo de concessão de crédito do que as médias e grandes empresas. Muitas vezes, as informações sobre a disponibilidade das linhas de financiamentos e empréstimos, bem como dos diversos programas existentes, não chegam à pequena empresa. 

Conseguir reunir todas as certidões e documentos exigidos pelos agentes financeiros/linhas de crédito e oferecer garantias suficientes para contratar as operações são obstáculos rotineiros que as MPEs enfrentam para obter crédito. 

Por isso, a Secretaria de Micro e Pequena Empresa pretende ser um facilitador para que as MPEs possam acessar o crédito de forma simplificada e ágil, atuando como um catalizador das demandas do segmento junto aos agentes financeiros.