Você está aqui: Página Inicial > Micro e Pequena Empresa > Inovação

Inovação

Os efeitos da inovação são relevantes para as empresas, pois possibilitam a ampliação de sua participação de mercado, a elevação de sua capacidade produtiva, a diversificação de produtos e a redução dos custos.

A transferência do conhecimento oriundo da pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a melhoria do processo, produto, serviço e modelo de gestão, bem como um ambiente legal favorável são mecanismos fundamentais para criar e desenvolver o diferencial competitivo dos pequenos negócios.

Por meio de mudanças ocorridas na política de inovação do país, foram criados instrumentos destinados a incentivar a adoção de estratégias de inovação nas micro e pequenas empresas (MPEs). Esses instrumentos visam à criação de mecanismos de cooperação entre a academia, empresas e esfera pública, direcionados ao fomento e financiamento das atividades empresariais de inovação.

Abaixo seguem alguns instrumentos de fomento e apoio à inovação disponíveis às MPEs, com seu link de acesso:

 

 

A combinação de políticas governamentais, apoio acadêmico e estratégias empresariais possibilita a criação de um ambiente propício à geração de inovação. Nesse sentido, será disponibilizado às MPEs um canal único, simples e fácil para o acesso e apoio à inovação. O empreendedor terá a possibilidade de consultar o banco de soluções de inovação, solicitar a criação ou o complemento de uma solução e ainda solicitar o auxílio de um especialista para a implantação da solução de inovação.