Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 3º ENAJ 2016 tem participação e apoio da SEMPE

Geral

3º ENAJ 2016 tem participação e apoio da SEMPE

O evento possibilitou a discussão sobre a regulamentação e padronização do registro empresarial no país

Foto: ENAJ

A Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) participou, entre os dias 23 e 26 de novembro, do 3º Encontro Nacional das Juntas Comerciais de 2016 (ENAJ 2016), com o tema “Registro Empresarial: fortalecendo o empreendedorismo”.

O evento, realizado pela Associação Nacional das Juntas Comerciais (ANPREJ), foi sediado em Natal, no Rio Grande do Norte, sob o comando da Junta Comercial do Estado (Jucern), teve como  principal objetivo apresentar as demandas e soluções para regulamentar e padronizar o registro empresarial no país.

Presente no evento, o secretário especial da SEMPE, José Ricardo Veiga, destacou a aproximação da Secretaria às Juntas Comerciais. “A nossa proposta no início da gestão foi de estabelecer parceria muito próxima com esses órgãos que dão garantia jurídica ao registro empresarial nos Estados e que agora discutem, com o apoio da SEMPE, um novo papel como promotores do empreendedorismo nas Unidades Federativas e, também, como indutores da atividade econômica e desenvolvimento”, afirmou.

O ENAJ também proporciona o intercâmbio de experiências e troca de informações, promovendo o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades executadas pelas Juntas Comerciais de todo o país. Nesse âmbito, o diretor do DREI, Conrado Fernandes, também presente no evento, falou sobre essa troca.

“O Encontro é um evento que possibilita aos integrantes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) a troca de ideias referentes ao processo de sua implantação em todo o território nacional, viabilizando o compartilhamento de experiências positivas e das dificuldades vivenciadas por cada ente”, disse Conrado. O diretor do DREI ressaltou ainda a importância do evento em facilitar as discussões de temas relevantes ligados ao registro empresarial, e também por possibilitar uma construção conjunta de soluções.

Para a presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Goreth Santos, eventos como o ENAJ são de muita importância para o meio empresarial. "É muito produtivo, pois possibilita o debate entre os presidentes das Juntas Comerciais do Brasil sobre ações de apoio ao empreendedorismo", disse.