Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guilherme Afif Domingos participa da Caravana da Simplificação em Salvador

Notícias

Guilherme Afif Domingos participa da Caravana da Simplificação em Salvador

O ministro visitou o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, que se comprometeu a aderir à Redesim em no máximo 10 dias

O ministro apresentou as iniciativas transformadoras para o ambiente de negócios. Entre os temas abordados está o tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas e as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito.
publicado: 20/02/2014 11h46 última modificação: 23/07/2014 19h00

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), Guilherme Afif Domingos, participou da Caravana da Simplificação na manhã desta terça-feira (1º) em Salvador, Bahia. A caravana é uma iniciativa para a mobilização pela aprovação do Simples Nacional, que tramita na Câmara dos Deputados, e promove a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O evento foi realizado no auditório do Hotel Matiz.

O ministro apresentou as iniciativas transformadoras para o ambiente de negócios. Entre os temas abordados está o tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas e as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito. “Temos três linhas de atuação: simplificar o simples, aumentar a renda dos pequenos e melhorar o Simples Trabalhista, começando pelo projeto Jovem Aprendiz”, explicou.

Prestigiaram o evento o vice-governador do Estado da Bahia, Otto Alencar, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração e presidente do Fórum Regional Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia, James Correia, o presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia, Francisco Nobre, e o superintendente do Sebrae BA, Edival Passos, entre outras autoridades.

Ao todo são 24 municípios integrados com a Redesim na Bahia. “Estamos avançando muito na implantação da Redesim. Acredito que com o início da Redesim em Salvador a participação vai ser grande”, afirmou o secretario da Indústria Comercio e Mineração do Estado da Bahia.

O ministrou relatou as medidas que estão sendo tomadas na Secretaria com o objetivo de trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empreendedores nacionais. “Muita coisa já foi feita, mas podemos fazer muito mais. Para alavancar o desenvolvimento, e dar esse salto, vamos diminuir o tempo de burocracia e pagamento de imposto”, afirmou.

Para o vice-governador o tratamento diferenciado aos pequenos é de grande importância. “Essa questão da substituição tributária deve ser eliminada imediatamente por meio da legislação. Isso é um mal para as micro e pequenas empresas no Brasil”, afirmou.

O ministro Guilherme Afif também reforçou a importância do Fórum Regional Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia para que essa integração aumente. “Sei que esta terra nos dará as forças e bênçãos para que possamos chegar aos objetivos traçados”, disse.

Também participaram da caravana o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o secretário estadual da Comunicação da Bahia, Robson Almeida, o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, o presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia, João Sá, e o superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomérico BA), Paulo Studart.

A Redesim é um processo único que vai integrar todos os órgãos e entidades da União, estados e municípios envolvidos com a legalização de empresas. Outro objetivo da caravana é iniciar o processo de fortalecimento dos fóruns estaduais, a partir da atuação conjunta com o Fórum Permanente Nacional, presidido e coordenado pela SMPE/PR.

A Caravana da Simplificação, promovida pela Secretaria, vai percorrer as 27 unidades da federação. Pernambuco será a próxima cidade a receber a comitiva, no dia 2 de abril.