Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Guilherme Afif Domingos participa da caravana da simplificação em Goiânia e ressalta a importância da integração nacional

Notícias

Ministro Guilherme Afif Domingos participa da caravana da simplificação em Goiânia e ressalta a importância da integração nacional

Cidade de Goiânia foi a segunda a receber a caravana da simplificação

A cidade de Goiânia foi a segunda a receber a caravana da simplificação na manhã desta sexta-feira (7), no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), Guilherme Afif Domingos, e o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo,
publicado: 20/02/2014 11h46 última modificação: 23/07/2014 19h00

A cidade de Goiânia foi a segunda a receber a caravana da simplificação na manhã desta sexta-feira (7), no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), Guilherme Afif Domingos, e o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, participaram do evento. A proposta do ministro Afif Domingos para esta caravana é a realização de ações transformadoras para o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas brasileiras, como a desoneração tributária, a desburocratização na abertura, fechamento e no cumprimento das obrigações acessórias.

Além do ministro e do governador, para compor a mesa de abertura, estiveram presentes autoridades como o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG), Alexandre Caixeta, e também o Secretário Interino de Estado da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy de Santa’Anna Braga. Como forma de agradecimento pela colaboração com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Micro e Pequena Empresa do Goiás – (FEMPE/GO), as quatro autoridades receberam homenagem com uma entrega de placas.

Logo após a homenagem, todas as autoridades presentes assinaram o Decreto que cria o Subcomitê do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Subcomitê do CGSIM, no âmbito do Estado de Goiás.

O objetivo da caravana é iniciar o processo de fortalecimento dos Fóruns Estaduais, a partir da atuação conjunta com o Fórum Permanente e da (SMPE/PR). A caravana promove o Simples Nacional e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), processo único que vai integrar todos os órgãos e entidades da União, Estados e Municípios envolvidos com a legalização de empresas.

Ao longo da apresentação o ministro Afif Domingos expôs as medidas que estão sendo tomadas pela SMPE que norteiam e justificam a caravana da simplificação e que geram resultados positivos para o cidadão. Novos desafios como a defesa do tratamento jurídico diferenciado das micro e pequenas empresas, a importância do projeto Jovem Aprendiz no ambiente de negócios, as iniciativas para desburocratização no licenciamento e formalização de empresas e no acesso ao crédito, e ainda as ações para valorização do artesanato brasileiro.

O ministro ressaltou o papel do Fórum para ampliar a capacidade de ação. “Isso aqui é uma construção conjunta, daí a importância do Fórum. A força é a integração de todas as entidades. Essa meta para ser atingida depende da ação de todos, por isso estamos aqui na caravana da simplificação”, afirmou. Para o governador Marconi Perillo essa parceria é fundamental. “Nós vamos prosseguir nessa missão de apoiar os micro e pequenos empresários. Aqui em Goiás demos passos importantes desde o início desse governo. Agora com a REDESIM nós vamos agilizar mais com toda a unificação e participação do governo federal e o apoio dos estados e municípios”.

registrado em: ,