Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Guilherme Afif promove Caravana da Simplificação em Cuiabá

Notícias

Ministro Guilherme Afif promove Caravana da Simplificação em Cuiabá

A Caravana da Simplificação chegou à cidade de Cuiabá (MT) para pedir mobilização pela aprovação do Simples Nacional, que tramita na Câmara dos Deputados

Afif apresentou as medidas que estão sendo tomadas na Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR) com o objetivo de trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empreendedores nacionais.
Exibir carrossel de imagens Fotos: Josi Pettengill Fotos: Josi Pettengill

Fotos: Josi Pettengill

Cuiabá, 25/03/2014 - A Caravana da Simplificação chegou à cidade de Cuiabá (MT), na manhã de hoje (25), para pedir mobilização pela aprovação do Simples Nacional, que tramita na Câmara dos Deputados, e para promover a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O evento foi realizado no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiguás.

Afif apresentou as medidas que estão sendo tomadas na Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR) com o objetivo de trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empreendedores nacionais. “Hoje a minha vinda aqui é para integrarmos o processo de implantação da Redesim para que possamos colocar Mato Grosso na modernização para abertura de micro e pequenas empresas. Tenho muita confiança nesta parceria”, afirmou o ministro.

Participaram do evento o governador do Estado do Mato Grosso, Silval Barbosa e o vice-governador, Chico Daltro. “Esta é uma oportunidade ímpar que nós temos de aprovar essa legislação e desburocratizar. E que ela sirva como exemplo para tantos outros, não somente para o micro e pequeno empresário”, ressaltou o governador. De acordo com o vice-governador, o MT está trabalhando para que a execução da Redesim aconteça. “Nós estamos finalizando um projeto de financiamento para a instalação da Redesim em 100% dos municípios do MT”, afirmou.

A diretora técnica do Sebrae, Lady Garcia Katayama, ressaltou a importância das parcerias para essa integração. “Para que a Lei da Micro e Pequena Empresa alcance resultados, no MT estamos em parceria contínua com o Governo do Estado e todas as Federações. Estamos hoje com 106 municípios no Estado com a Lei implementada. Estamos apoiando todas as ações que venham transformar positivamente o ambiente dos negócios das micro e pequenas empresas no Estado”.

A Redesim é um processo único que vai integrar todos os órgãos e entidades da União, estados e municípios envolvidos com a legalização de empresas. Outro objetivo da Caravana é iniciar o processo de fortalecimento dos fóruns estaduais, a partir da atuação conjunta com o Fórum Permanente Nacional, presidido e coordenado pela SMPE.

Entre as principais ações da SMPE destacam-se iniciativas transformadoras para o ambiente de negócios do segmento, como desoneração tributária e desburocratização na abertura e fechamento das empresas. O ministro também falou sobre o tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas, sobre a importância do projeto Jovem Aprendiz no ambiente de negócios e as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito.

Também participaram do evento, o secretário municipal de fazenda, Guilherme Muller, representando o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, o secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, o secretário de administração do Estado, Pedro Elias, o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadafm, e o secretário de Estado, Comércio, Minas e Energia de MT e presidente do Fórum Estadual das pequenas e médias empresas de MT, Alan Zanatta.

A Caravana da Simplificação, promovida pela Secretaria, vai percorrer as 27 unidades da federação. Vitória será a próxima cidade a receber a comitiva, no dia 28 de março.