Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Guilherme Afif Domingos promove a Caravana da Simplificação em Curitiba e recebe Título da Cidadania ACP

Notícias

Ministro Guilherme Afif Domingos promove a Caravana da Simplificação em Curitiba e recebe Título da Cidadania ACP

A Caravana da Simplificação foi até a cidade de Curitiba (PR), na manhã de hoje (25), para pedir mobilização pela aprovação do Simples Nacional

“A nossa missão é solidificar a política de tratamento diferenciado para os pequenos. Neste processo precisamos estar juntos mais do que nunca. Nós estamos em uma cultura burocrática que precisamos enfrentar. Este é o começo das grandes mudanças no país”, enfatizou o ministro.
publicado: 20/02/2014 11h46 última modificação: 23/07/2014 19h00

Brasília, 25/02/2014 - A Caravana da Simplificação foi até a cidade de Curitiba (PR), na manhã de hoje (25), para pedir mobilização pela aprovação do Simples Nacional, que tramita na Câmara dos Deputados, e promover a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

 “A nossa missão é solidificar a política de tratamento diferenciado para os pequenos. Neste processo precisamos estar juntos mais do que nunca. Nós estamos em uma cultura burocrática que precisamos enfrentar. Este é o começo das grandes mudanças no país”, enfatizou o ministro.

A Redesim é um processo único que vai integrar todos os órgãos e entidades da União, estados e municípios envolvidos com a legalização de empresas. Outro objetivo da Caravana é iniciar o processo de fortalecimento dos fóruns estaduais, a partir da atuação conjunta com o Fórum Permanente Nacional, presidido e coordenado pela SMPE.

Afif apresentou as medidas que estão sendo tomadas na Secretaria com o objetivo de trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empreendedores nacionais. Entre as principais ações destacam-se iniciativas transformadoras para o ambiente de negócios do segmento, como desoneração tributária e desburocratização na abertura e fechamento das empresas.

“Abrir e fechar empresa ainda é difícil, existem vários processos e cadastros que dificultam. Com a Redesim teremos um único balcão de atendimento, que é a Junta Comercial, com um cadastro único feito com o CNPJ”, destacou.

O ministro também falou sobre o tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas, sobre a importância do projeto Jovem Aprendiz no ambiente de negócios e as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito.

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, apoiou a iniciativa da Secretaria e classificou como “edificante”, a atuação do ministro em prol dos micro e pequenos empreendedores. Afif foi contemplado com o título de Cidadania da ACP.

Também participaram do evento, o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, Ercílio Santinoni; o diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos; o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e presidente do Fórum Permanente das Microempresas e  Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, Ricardo Barros.

A Caravana da Simplificação, promovida pela Secretaria, vai percorrer as 27 unidades da federação. Florianópolis será a próxima cidade a receber a comitiva, no dia 11 de março.