Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SEMPE participa da instalação de novo Fórum das MPEs da Bahia

Geral

SEMPE participa da instalação de novo Fórum das MPEs da Bahia

O Fórum foi instalado na Federação das Indústria do Estado da Bahia com a participação de representantes de entidades do governo e do setor privado

publicado: 05/12/2016 16h00 última modificação: 05/12/2016 16h01
Divulgação

Com o objetivo de ser um forte aliado na construção e implantação de políticas públicas e ações para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs) na Bahia, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) apresentou, na última sexta-feira (02), a nova estrutura do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do estado.

Composto por órgãos governamentais, Sebrae e entidades de apoio e representação dos segmentos de MPEs, o fórum é a principal instância de discussão de temas relacionados às micro e pequenas empresas no estado.

O Diretor da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), Fábio Silva, participou da abertura do evento e falou sobre a importância dos fóruns para a construção de políticas públicas, além da necessidade de articulação para que as políticas públicas sejam, de fato, efetivas. “Iniciativas como esta fortalecem o diálogo do Governo Federal com as MPEs de cada estado”, destacou.

“É muito bom que a gente tenha uma política pública para incentivar o desenvolvimento das MPEs. Elas são o setor que mais emprega no estado. Nossa grande luta hoje é o combate ao desemprego e as MPEs, com certeza, são um grande aliado na abertura de novos caminhos na matriz econômica do estado, com a consequente geração de empregos”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Jorge Hereda, na abertura do evento.

Segundo Hereda, após sete anos de atuação, foram necessárias algumas mudanças na estrutura de funcionamento do fórum com o intuito de otimizar operacionalmente, objetivar as pautas estratégicas e dinamizar as ações em busca de melhores resultados.

Uma das novidades é a redução dos comitês temáticos de seis para três: Competitividade & Acesso a Mercado; Investimento & Financiamento e Desburocratização & Compras Governamentais.

“Encontrar uma nova dinâmica para um setor tão importante da nossa economia é uma grande missão. Acredito que o Fórum seja o espaço ideal para isso”, afirmou Antônio Ricardo Alvarez Alban, presidente da Fieb.

Estiveram presentes também no evento, Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae nacional, que proferiu palestra sobre a Lei Complementar Crescer sem Medo, Paulo Sérgio Ferraro, superintendente de Desenvolvimento de Empreendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, o superintendente Sebrae/BA e Adhvan Furtado e Carlos Andrade, presidente da Fecomércio.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia.